quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Poema para os cachorros perdidos - Charles Bukowski

Aquele sentimento bom e raro vem nos momentos mais estranhos, certa vez,
depois de dormir
no banco de um parque numa cidade estranha acordei, minhas roupas
úmidas pelo leve sereno e me levantei e comecei a seguir para leste
direto para
a direção em que se erguia o sol e dentro de mim havia uma alegria sutil que
simplesmente estava ali.
em outra ocasião depois de pegar uma prostituta de rua seguimos às
duas da manha lado a lado sob o luar
em direção ao meu quarto barato mas eu não desejava levá-la para cama.
a alegria cândida brotou do simples fato de caminhar ao lado dela neste
universo
confuso - éramos companheiros, estranhos companheiros caminhando
juntos,
sem dizer nada.
sua echarpe branca e púrpura pendia de sua bolsa - flutuando no
escuro
enquanto caminhávamos
e a música poderia ter vindo da luz da lua.

então houve o tempo
em que fui despejado por não pagar o aluguel e carreguei as coisas da minha
mulher até a porta de um estranho e a vi desaparecer lá
dentro, fiquei ali um instante, ouvi primeiro a risada dela, depois a dele, então
parti.
eu seguia sozinho, eram dez da manhã e fazia calor, o
sol me cegava e tudo o que eu percebia era o som de
meus sapatos no calçamento. então
ouvi uma voz. "ei, parceiro, tem algum aí?"
olhei naquela direção e vi três mendigos de meia-idade sentados contra o muro,
as faces coradas,
ridiculamente acabados e perdidos. "quanto falta para
completar a garrafa?" perguntei. "24 centavos", disse um
deles. Meti a mão no
bolso, apanhei todos os trocados que eu tinha e lhe entreguei. "porra, meu velho,
muito
obrigado!" ele disse.
Segui em frente, então senti vontade de um cigarro, vasculhei
meus bolsos, senti um pedaço de papel, puxei-o
para fora: uma nota de 5 dólares.

noutra vez aconteceu enquanto eu brigava com o garçom, Tommy (de novo),
no
beco atrás do bar para divertimento dos fregueses, eu levava a
costumeira
surra, todas as garotas em suas calcinhas provocantes torcendo pelo seu
irlandês musculoso ("oh, Tommy, acabe com ele, cague a pau o veado!"
quando alguma coisa estalou em meu cérebro, meu cérebro disse apenas,
"é hora de algo a mais", e acertei um mata-cobra pesado na parte lateral
da cabeça de Tommy e ele me olhou como dizendo: espere isso
não está no script,
e então disparei outro e pude ver o medo emergir
de dentro dele numa torrente, e o
liquidei com rapidez e então os fregueses o ajudaram a voltar para dentro
enquanto
me amaldiçoavam. O que me encheu de alegria
aquela silenciosa risada lá no fundo do peito foi saber que fiz o que fiz
porque há um limite para a resistência de qualquer homem.
segui até um bar desconhecido na outra quadra, sentei e pedi uma
cerveja.
"não servimos mendigos aqui", me disse o atendente. "não sou mendigo",
eu disse, "traga a cerveja duma vez." a cerveja
chegou, tomei logo um gole e lá estava eu.

sentimentos bons e raros surgem nos momentos mais estranhos, como agora
enquanto lhes conto tudo isso.

Charles Bukowski

_________________________________________________________________________

Nenhum comentário: